A saúde emocional e o isolamento

O que é saúde emocional?

Saúde é um estado de completo de bem estar físico, mental e social. Já a saúde emocional é o bem estar psicológico em geral, portanto, a saúde mental é uma parte integrante e essencial da saúde. Uma boa saúde mental e emocional não é apenas a ausência de problemas, o estar socialmente saudável é muito mais que estar livre de depressão, ansiedade e outros problemas psicológicos. Da mesma forma que é necessário esforço para se ter uma boa saúde física é preciso um grande empenho em se obter uma saúde mental e emocional. Melhorar a saúde emocional pode ser uma experiência gratificante e benéfica em todos os aspectos da vida.

O que fazer para manter e reforçar a saúde mental?

Um fator importante é ter uma rede de apoio, algum familiar ou amigo de confiança para ajudar a compreender os sentimentos e o momento em que estamos passando. É preciso também prestar atenção nas próprias necessidades, não deixar o estresse e as emoções negativas se acumularem. Mantenha um equilíbrio entre as responsabilidades diárias e as coisas que gosta de fazer. Cuidar de si mesmo quer dizer realizar atividades que liberam endorfina de forma natural e que ajuda a nos sentirmos bem. Portanto, para termos uma boa saúde emocional, os pensamentos e atitudes positivas são fundamentais. A ansiedade adquirida na quarentena precisa ser reconhecida e cuidada. Quando não podemos mudar uma situação, a única saída é mudarmos a nós mesmos.

Quando não podemos mudar uma situação, a única saída é mudarmos a nós mesmos.
O que podemos fazer pela nossa saúde emocional neste momento de pandemia?

Não ver o isolamento como um castigo, uma prisão ou um obstáculo, mas sim como um momento de reflexão, de oportunidade de autoconhecimento, de desfrutar da sua própria companhia.

Dicas para enfrentar o isolamento com saúde emocional:
• Estabelecer rotinas para diminuir o estresse;
• Procurar fazer refeições em família (para aqueles que moram na mesma casa);
• Fazer alguma atividade física;
• Buscar atividades para o crescimento profissional;
• Ocupar a mente com atividades manuais como artesanato (se possível);
• Garantir momentos de lazer, ler, ver um filme ou uma série.

Tenha cuidado com emoções negativas, elas podem prejudicar muito o nosso corpo.
• Preocupações em excesso prejudicam o estômago;
• O estresse enfraquece o coração e o cérebro;
• O medo prejudica os rins;
• A tristeza afeta os pulmões.
Psicóloga Vanise Lunardi (CRP 07/02696)

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